quinta-feira, setembro 07, 2017

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL FENELON BARRETO


HISTÓRIA DA BIBLIOTECA – Fundada em 02 de outubro de 1882, como Clube Literário dos Palmares, por décadas foi o ponto de encontro de artistas, intelectuais, jornalistas, poetas, religiosos, empresários, profissionais liberais, entre outros representantes da sociedade da época, sendo considerada a segunda mais importante biblioteca do estado de Pernambuco, recebendo a visita de ilustres personalidades históricas de projeção cultural, política, científica, artística e social, quando a cidade destacou-se por sua pujança literária, tornando-se a Atenas Pernambucana. Com o passar dos anos o prédio sediou as reuniões da Academia Palmares de Letras, fundada por Odilo Ferreira, Jayme Griz, João Costa e outros literatos, tornando-se, posteriormente, clibe social e escola pública. Por força da Lei Municipal 463, de 21 de maio de 1968, foi oficializada como Biblioteca Pública Municipal Professor Fenelon Barreto, tendo por bibliotecária a professora Jessiva Sabino de Oliveira, que por décadas promoveu o intercâmbio entre a biblioteca e a comunidade palmarense, constituindo-se juntamente com a entidade, de patrimônio cultural local.
A biblioteca encontra-se sediada na rua Fenelon Ferreira, s/n – Centro – Palmares – PE, está vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tendo por visão ser a referencia em qualidade relativa ao acervo e aos serviços prestados ao usuário. Possui a missão de garantir o acesso á informação, estumular o hábito da leitura, apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal em todos os seus níveis, promover conhecimento sobre a herança e valorização cultural local e regional, fomentando o dialogo intercultural e a diversidade cultural, promover serviços de apoio ao ensino e aprendizagem, visando formar cidadãos críticos com habilidades e competências para o uso eficaz da informação.


Os serviços ofertados pela biblioteca são orientação e apoio à pesquisa, consulta ao acervo através da base de dados catalográficos e outras fontes de informação; levantamento bibliográfico, visitas guiadas, wi-fi para usuário, empréstimos de livros, sala de informática para pesquisas, exposições de artes e fotografias, palestras literárias, central de informações ao público em geral, oficinas culturais, contação de histórias, sarau e hora do conto; leitura de periódicos (jornais e revistas), sala para reunião literária ou cultural com agendamento prévio; campeonatos de xadrz; capacitação de leituralização aos docentes e discentes; diagnósticos, supervisão e orientação técnica; fomento à realização de atividades culturais e de serviços de extensão junto às parcerias; incentivo na implantação e manutenção de bibliotecas públicas, cadastramento de bibliotecas públicas e escolares do município para o Sistema Municipal de Bibliotecas e conservação de livros.
A biblioteca atualmente é dirigida por João Paulo de Araújo, que vem realizando uma série de atividades de resgate do acervo da biblioteca depois das duas enchentes que causaram danos irreparáveis, bem como eventos de socialização entre a instituição e a sociedade palmarense e da região Mata Sul pernambucana. Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.


FENELON BARRETO – O professor, advogado, teatrólogo e poeta, Fenelon do Nascimento Barreto (1898-1961), nasceu em Amaraji, vindo para Palmares ainda criança. Colaborou com jornais e revistas editadas, tornando-se editor das revistas Palmares e Palmira, e do jornal do Clube Literário; foi professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e em outros educandários. Exerceu a função de Promotor Adjunto da Comarca de Palmares e foi Secretário de Administração na gestão do prefeito João Buarque, deixando uma extensa obra que se conserva sob a guarda da família. Entre as suas peças estão Gabriel, o tísico, Maldição, A noiva, Os dois irmãos, O náufrago da Mafalda, entre outras. Veja mais aqui.

EVENTOS REALIZADOS
2018
MAR
Cirandas feministas na Mata Sul: uma luta em movimento, publicação da SOS Corpo & Articulação de Mulheres da Mata Sul aqui.
II Prêmio Leitor Destaque Biblioteca Fenelon Barreto aqui.

Doação de Livros de Arlindo Gomes de Sá & Tânia Griz Gomes de Sá aqui.

2017
JUN/JUL – Centenário de Hermilo Borba Filho. Veja mais aqui e aqui.
AGO/SET –Projeto Museu do Homem do Campo. Veja mais aqui.
OUT: Arte na Praça – Paulo Profeta & Instituto de Artes Vale do Una. Veja mais aqui
Visitas das Escolas das Redes Pública & Privada de Palmares e Região Mata Sul.

Veja mais Biblioteca aqui e aqui.