segunda-feira, setembro 11, 2017

ARTE & ENTREVISTA DE DERY NASCIMENTO


DERY NASCIMENTO, SUÍTE PALMARES & PLANETA MPB (Por Luiz Alberto Machado) - Cometi um ato de indiferença imperdoável, não por querer, mas por total negligência àquele ditado popular: quem quer faz; quem não quer, manda. Explico: havia eu saído de uma gestão conflituosa com os meus onze perfis topados no finado Orkut, quando um deles foi invadido por um intruso que usou e abusou da minha imperícia em detoná-lo num desses perfis. Resultado: para não perder as amizades, cometi orkutícidio. Foi duma lapada só: os onze perfis foram por mim, um a um deletado, para evitar maiores prejuízos. Acontece que, tempos depois, anos, acredito, com o surgimento do Facebook, tornei-me arredio às tais redes sociais e me negava a atender qualquer convite de participação. Relutei demais, até que uma pessoa amiga abriu um perfil pra mim, sem meu conhecimento ou consentimento, logo esborrando com uns cinco mil que aderiram. Tomei conhecimento e, mesmo sob a mais ferrenha insistência, abri mão: queria mais nada não com rede social. Logo a mesma pessoa abriu um segundo e, mais arisco que nunca, fui convidado a dar uma passeada. Entrava, brechava, não entendia nada e saía. Nada a ver comigo. Reiteradas insistências, tanto que findei entrando por conta própria, não me agradando muito, delegando poderes para que fossem os perfis administrados por quem se interessasse. É aí que acontece a minha falta. Vez ou outra apareciam cutucadas e recados para eu responder, coisas que precisava aprender. Protelei e passei batido: um tanto de convites que perdi a oportunidade de atender, sem saber, que quando dei por mim, já era tarde demais. Entre tantos e muitos, um deles foi de Dery Nascimento, me convidando para letrar sua belíssima canção Palmares. Quando recebi o convite pela pessoa que administrava meus perfis, fiquei superfeliz e fui ouvir a música enviada. Qual não foi minha surpresa de ver um clipe da mesma música já letrada por uma outra pessoa. Aí fui checar: eu que tinha feito papel feio, pois, fazia um tempão que o convite fora feito, meses e meses, me dei conta só tanto tempo depois. Fiquei cá comigo: acho que o Dery levou como desfeita minha. E com razão, eu não havia dado retorno sequer. Nem sabia. Mas, destá! Aí comecei a mexer no troço, fui pro Twitter e juntei as coisas. Fui me comunicando e tentando consertar o que eu havia derramado por incompetência de manusear a ferramenta. Meti bronca. Aí passei óleo de peroba na lata e encarei como desse. Não perdi a viagem: conheci uns clipes com músicas da parceria Dery Nascimento, EFrank & Orquestra Invisível. Demais, esse é dos bons (e dos meus, sou achegado mesmo aos progressivos). E ouvi e reouvi, logo inseri nos meus programas radiofônicos que fazia aqui, ali, acolá, alhures. Aprofundei a pesquisa e descobri vídeos com músicas de autoria e outras parcerias do Dery Nascimento: cada uma mais bonita que a outra. Navegando seus clipes, descobri o excelente blog: Planeta MPB. Lá estavam gente de peso, outros que eu conhecia, parceiros do Clube Caiubi de Compositores, artífices de boa música, uns que nunca tinha nem visto e passei a conhecer, enfim, estava pra lá de ficar por dentro do compositor/blogueiro. Foi quando descobri que ele, como eu, havia nascido na Terra do Una. Isso mesmo, conterrâneo que, como eu, havia nascido e crescido no lugar que guardava as mesmas lembranças, os mesmos lugares e Palmares City indelével como sempre. Já tinha virado fã da obra dele, quando me inteirei melhor e tomei ciência de que se tratava de um maestro gabaritado, formado na banda 15 de Novembro – a mesma que o maestro Manoel Carvalho me contara haver iniciado seus estudos musicais, com o legendário maestro José da Justa, ao passar mais de ano só solfejando pra ele sem pegar no instrumento. Já o Dery foi de outra safra, do maestro Maurício Malafaya, maestro que arranjou meus frevos na gravação que fiz com o músico amigo Vavá de Aprígio, anos atrás. Tantas coincidências, tantas convergências, resolvi passar tudo a limpo: peitei o Dery pruma entrevista. Desconfiava eu que ele desse uma pulada fora. Mas não, simpático, gentil, cortês (ao contrário de mim que olvidei do seu convite, mesmo que tenha sido sem querer, me dou por incorrigível farrapeiro mesmo, negligência imperdoável da minha parte), ele aceitou e me concedeu a entrevista que se encontra mais abaixo. Daqui meu abraço e gratidão pela oportunidade de trazer paratodos, mais um talento palmarense que hoje é compositor, maestro, radialista, blogueiro e crítico musical de prestígio na capital paulista. Parabéns, Dery Nascimento, pelo excelente trabalho, aplausos de pé!


LAM - Dery, quando e como se deu seu encontro com a música?

Acho que o primeiro contato musicalmente falando aconteceu em casa, pois meu irmão mais velho tocava sua sanfona e aquilo me fascinou. Mais o contato teórico e físico se deu no inicio dos anos 80 em Palmares –PE, quando fui com alguns amigos fazer um teste teórico para entrar na banda de música 15 de Novembro. Lá aprendi teoria com Maurício (Malafaya) maestro da banda e fiz parte por uma década da banda e orquestra Ases do Frevo.

LAM - Quais influências da infância e adolescência foram marcantes para sua definição profissional pela música?

Como falei meu irmão mesmo morando em Recife e vindo nos visitar em Palmares uma vez por mês ou nós íamos até Recife, eu e minha mãe éramos recebido com música, um bom forró, xote, baião, etc. Mas ele tinha muitos Lps em casa e as novidades em lançamentos também. Lá eu ouvia muita coisa e o contato com a música mineira foi de cara uma paixão. Mais Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Lafayette entre outros.


LAM - Você além de compositor é maestro. Fala pra gente como começou essa sua trajetória musical.

Tudo começou na banda 15 de Novembro em Palmares –PE , depois continuei a estudar aqui em São Paulo.

LAM - Muitas de suas composições musicais possuem por cenário a cidade de Palmares, sua terra natal. De que forma a cidade possui representatividade no seu processo criativo?

Saí de Palmares fisicamente em janeiro de 1986, mas Palmares nunca saiu de minha cabeça, cada rua, esquina, praça, estão fixadas na minha memória afetiva e isso acaba influenciando a música que faço.


LAM - Como surgiu a parceria Dery Nascimento &Efrank&Orkestra Invisível? Fala a respeito desta sua proposta musical.

O Edson Frank é um músico experiente aqui de Guarulhos, sua linguagem musical instrumental se comunica muito bem com a minha, bebemos na mesma fonte dos progressivos então isso foi um elo para começarmos a compor juntos para esse projeto.


LAM - Você edita o excelente blog Planeta MPB – Música com todas as letras. Qual a proposta desse seu trabalho?

Esse é um trabalho que faço com muito prazer, dá voz aos que a grande mídia jamais vai dar. Recebo muito material de músicos independentes com muita qualidade, isso é fantástico.

LAM - Você atua como crítico musical em muitos veículos, além do seu blog. Qual a sua avaliação sobre a atual música brasileira?

A música brasileira continua boa, produtiva só que a grande mídia não mostra. Acredito que se procurarmos em blogs ou coluna como a minha chegaremos a esse nicho de bons músicos e suas artes.

8 Que novos e novíssimos nomes na música brasileira você destacaria?

Olha tem muita gente boa, não quero ser injusto com ninguém, vou dá uma dica visitem o www.planetampb.blogspot.com.br, lá vocês terão uma infinidade de novos nomes e bons.

LAM - Você possui diversos parceiros musicais. Fala da importância dessas parcerias no seu trabalho e processo de criação.

Pois é componho compulsivamente, muitas melodias e letras também. Tenho composto bastante com um parceiro pernambucano MarselBotlho, mas tenho feito musica com Sá (da dupla Sá e Guarabira), Paulinho Pedra Azul, Mauricio Santini, César Magalhaes Borges, Edson Frank, Olivia Gênesi.
No caso das melodias se elas não nascerem com letra eu sei para qual parceiro mandar. Gera um certo ciúmes mais é assim mesmo, rsss.


LAM - Quais projetos você tem por perspectivas de realizar?

Atualmente apresento um programa de rádio todas as segundas feiras das 20 as 22 horas. Circuito MPB na Rádio Brasil Atual FM 98,9 e pela Net www.redebrasilatual.com.br, sou curador do projeto Talento MPB que acontece todas as quartas no Bar Brahma na avenida mais famosa Do Brasil, a São João com a Ipiranga. Além de produzir shows e artistas e escrever arranjos.
Tenho muita coisa na cabeça, mais o tempo anda curto rsss. Meu sonho seria tocar em Palmares no Cine Teatro Apolo.

Veja mais Dery Nascimento aqui, aqui, aqui, aqui & aqui.