sábado, março 09, 2013

ANGELA CARLOS, UMA ENTREVISTA




Foto: Bob Menezes

ÂNGELA CARLOS – a cantora paraense Angela Carlos comemora 10 anos de carreira iniciada com o show Sonho de Bossa, uma homenagem a Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
O seu primeiro cd, Na Cabeça das Pessoas, lançado em 2006, chamou a atenção da crítica especializada brasileira. Na Cabeça das Pessoas foi escolhido o segundo melhor disco de MPB no Prêmio London Burning de Música Independente 2007/08, além de render a Ângela o prêmio de Cantora Revelação do Pará 2006.
Agora ela aparece com o cd Vilarejo Intimo. E nos planos de Ângela para 2009, estão a gravação de seu primeiro dvd, também intitulado Vilarejo Íntimo, e de seu primeiro videoclip - em que, dirigida pela premiada cineasta paraense Priscilla Brasil, cantará "Me Deixa em Paz" (Monsueto - Airton Amorim).
No meio dessa correria ela concedeu uma entrevista pra gente.

LAM - Ângela, inicialmente vamos para a pergunta de praxe: quando foi e como se deu seu encontro com a música?

Foi na infância, venho de uma familia muito musical, mas só aos 34 anos foi que resolvi tomar uma baita dose de coragem e subir ao palco, e cheguei até aqui.

LAM -Quais as influências da infância e adolescência que contribuiram para a formação da artista?

Eu ouvia com a minha mãe Dolores Duran, Pixinguinha, Ângela Maria, Adoniram Barbosa, assim como Gal Costa, Caetano Veloso, Tropicália, por influência de meu irmão.
Um dia ganhei de presente um LP da Elza Soares em que ela cantava "Lata d'água na cabeça...", nossa!
Eu ouvi Vinicius de Moraes aos 13 anos e fiquei apaixonada, posso citar ainda Dorival Caymmi, Rita Lee, Raul Seixas.e outros tantos.



LAM - Tudo começou com o show "Sonho de Bossa", homenageando Tom e Vinicius. Então, como é bater o centro da carreira com um show de Bossa Nova e qual a razão desta homenagem?

Tudo o que eu conheci em minha infância veio para o palco e até hoje faz parte. Eu sou muito delicada e vejo a vida sempre com bons olhos. E a Bossa Nova era exatamente assim, quem tocava, escrevia, cantava, tinha uma verdade só: a beleza e o amor maior pela vida.

LAM - Como foi começar com a Bossa Nova e começar trilhando o seu caminho até desenvolver um trabalho autoral culminando com o trabalho que deu por resultado "Na cabeça das pessoas"?

Então... eu queria iniciar gravando Bossa Nova, mas meu produtor da época achou que poderia fazer algo diferente, mostrando minhas composições, alternando com compositores já renomados, como o Djavan. Enfim, se deu o resultado tão positivo que foi esse cd, que se destacou no mercado de música independente, principalmente aqui em minha cidade, Belém.



LAM - Como foi a recepção do público e crítica com o "Na cabeça das pessoas", principalmente por você chegar a se tornar a Cantora Revelação do Pará 2006 e chegar ao 2º lugar no Prêmio London Burning de Música Independente 2007/2008?

Muito boa, até fiquei surpresa com todos os reconhecimentos que recebi. É certo que sempre tem a turma do contra, mas isso faz parte do jogo, precisamos saber que alguém não gostou pra poder melhorar a qualidade do trabalho que fazemos.

LAM - Além de cantora, você também é compositora. Qual a proposta autoral desse seu trabalho?

Eu sempre escrevo muito, e até tenho alguns parceiros que colocam melodia para as minhas letras. Neste novo cd é minha, em parceria com Arthur Espíndola, a composição que intitula o trabalho ("Vilarejo Íntimo"), que é tudo que vivi e realizei da infância até a fase atual.



LAM - Você está comemorando 10 anos de carreira. Que avaliação você faz de sua trajetória?

Muito boa, eu sou respeitada em minha cidade, todos que conhecem o meu trabalho me tem como referência, por saber de meu grau de exigência na escolha de repertório e nos arranjos, e também dos músicos que comigo tocam. Vou comemorar com brinde de muita luz divina, na minha taça da vida.



LAM - Nas comemorações de 10 anos de carreira você está preparando a festa dessa data com o lançamento do seu segundo cd "Vilarejo Íntimo". Fala da expectativa, das participações especiais e do que será toda festividade.

Vilarejo Íntimo tem a minha cara, sou uma mulher que em agosto completa 44 anos, mas que ainda acredita ser aquela menina que adorava brincar de tomar banho de chuva na rua de casa. E pra esse banho de chuva eu convidei o Roberto Menescal pra fazer o violão e a guitarra da faixa "Vai de Vez"; chamei o Celso Viáfora pra cantar comigo um samba que é muito a cara do que o Brasil não tem, "Daqui"; e de presente recebi a visita da Velha Guarda da Mangueira, que cantará comigo a faixa "Vilarejo Íntimo", junto com as minhas filhas. Estou vivendo um momento muito especial. O meu coração está apertado, mas muito feliz com tudo.

LAM - Quais as suas perspectivas e projetos vindouros?

Minha intenção é que o público tenha uma boa aceitação deste novo cd. Pretendo sair com ele pelo Brasil fazendo shows. Minha fé em Deus é tremenda, sei que Ele vai me honrar com a minha sonhada turnê, onde levarei o meu "Vilarejo" a todos os cantos.

Entrevista concedida em 11 de março de 2009. E veja mais Angela Carlos. Informações para a imprensa Pérola Produções Francy Oliveira 91-8131-9777 perolaproducoes@gmail.com Assessoria de Imprensa Brasileirinho Fabio Gomes 51-8125-5169