sábado, outubro 09, 2010

5 ANOS DO PESQUISA & CIA




Gentamiga,

É com imensa felicidade que comemoramos as bodas de madeira do blog Pesquisa & Cia.

Tudo começou há 10 anos. Estes os anos de muito aprendizado e conquista na superação de todos os limites.

Foi exatamente a partir de meados de 1999 e principalmente no início de 2000, quando resolvi ministrar o curso “Faça seu TCC sem traumas”, no qual comecei a dividir o resultado dos meus estudos na área de pesquisa. Confesso a desmedida alegria de ter como dividir o que aprendemos nas horas de detidas leituras, como dividindo com todos aqueles que querem aprender conosco, possibilitando o aprendizado mútuo a quem transmite e a quem prospecta um novo conhecimento.

Digo exaltado dessa enfática felicidade, quando inúmeros graduandos e pós-graduandos nas mais diversas áreas do conhecimento, tiveram a oportunidade de trabalhar seus projetos de pesquisa, seus trabalhos de conclusão de curso, suas dissertações de mestrado e suas teses de doutorados, de forma interativa e dentro de um formato de cooperação/colaboração, conseguindo todos, com êxito, serem aprovados pelas bancas examinadoras nas mais diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Acrescento que isso muito me envaidece: poder contribuir para que alguém possa alcançar as suas metas e objetivos. Tudo isso porque aprendi com o mestre Paulo Freire: “Ninguém se liberta sozinho. Ninguém liberta ninguém. Os homens se libertam em comunhão”.

Com este curso, pude disponibilizar por meio de um programa de atividades ementadas, uma série de experiências abordando desde o confronto entre o senso comum e o conhecimento científico, a importância dos estudos no processo de formação profissional, o disciplinamento para adoção de um método, a metodologia científica, o planejamento para elaboração do projeto de pesquisa, as atividades necessárias para confecção do trabalho (TCC, dissertações e teses), até a forma adequada de se comportar e se apresentar perante a banca examinadora.

A minha satisfação parte, em primeiro lugar, do êxito obtido por milhares de pessoas que comigo estiveram durante a realização do curso, principalmente pelo fato de que todos que comigo participaram desta empreitada, alcançaram a devida aprovação desejada. Hoje são graduandos, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores que comigo dividiram a emoção de obter a informação e o conhecimento, ampliando o horizonte profissional e alcançando seus objetivos profissionais. Assevero que muito aprendi com eles, muito mais do que pude prover aos seus conhecimentos.

Pela experiência adquirida ao longo desses 10 anos de solidário aprendizado, resolvi reunir todos os meus estudos e publicar, em breve, o livro “Faça seu TCC sem traumas”, oriundo desses momentos de satisfação do aprendendo a aprender e da interação e solidariedade que contou com a participação de todos que comigo estiveram nessas ocasiões de transmissão de conteúdos e de aprendizado. Aguarde, será lançado muito em breve.

Com a imensa satisfação do dever cumprido ética e solidariamente, quero neste momento dividir a alegria festiva desses 5 anos com todos que comigo estiveram no curso e nas consultas daqueles que se encontram no mais distante rincão deste planeta.

A todos o meu muito obrigado.

Confira mais:
Nitolino: Projeto Escola – Campanha Todo Dia é Dia da Criança ,
Os livros, CDs e DVDs do Nitolino
Desejo ganha FEMI 2010
TODO DIA É DIA DA MULHER
CRENÇA: PELO DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER
MANUAL TCC/MONOGRAFIA
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
CANTARAU: CANÇÕES DE AMOR POR ELA
AGENDA


Visit TATARITARITATÁ