LUIZ ALBERTO MACHADO

Loading...

quinta-feira, março 27, 2008

MARIZA LOURENÇO



Mariza Lourenço, como ela mesma se diz, é paulista, advogada criminalista, escritora, poeta e mãe. Mulher: uma mulher-poeta encantadora e apaixonante, diga-se de passagem. Com orgulho, ela mostra uma insígnia: é vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Valinhos - SP, consultora para questões de gênero. Também é moderadora do Fórum do Guia de Poesia. Além disso, mantém um blog na rede, o Proseando com Mariza http://marizalourenco.blogspot.com/. É editora de arte da revista de arte e literatura, Germina, do site Escritoras Suicidas e do meu site pessoal. Ela tem poemas e textos publicados em diversos sites da internet, dentre eles, Plataforma para a poesia, PD-Literatura, Officina do Pensamento e Nave da Palavra, dentre outras. Conheça mais Mariza Lourenço.

VEJA MAIS:
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RECREAÇÃO INFANTIL: TURMA DO BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
SHOW TATARITARITATÁ
PALESTRAS

quarta-feira, março 26, 2008

GRETA BENITEZ



A poeta curitibana Greta Benitez é formada em publicidade e pós-graduada em marketing. Ela é autora do Rosas Embutidas, seu primeiro livro lançado em 1999, arrebatando o Prêmio Jorge de Lima Brasil 500 Anos, concedido pela Academia Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores. Esta poeta já arrebatou outros prêmios e menções literárias, sendo selecionada para a antologia Marcas do Tempo III, pelo IV Concurso Regional de Poesia de Descalvado (SP), e para a coletânea do II Prêmio Leminsky de Poesias (Lapa, PR), dentre outras. Inclusive já anunciou seu próximo livro "Café Expresso Blackbird" com poesias inéditas. Ela mantém site e blog: Chocolate amargo.

VEJA MAIS:
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RECREAÇÃO INFANTIL: TURMA DO BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
SHOW TATARITARITATÁ
PALESTRAS

terça-feira, março 25, 2008

MANO MELO



Mano Melo é poeta, ator, roteirista, com diversos espetáculos realizados e vários livros publicados. É ator formado pelo Conservatório Nacional de Teatro e estudou filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É autor de sete livros de poesias publicados. E f ez curso de roteiro com Syd Fields. É autor de vários roteiros institucionais para projetos de educação da Fundação Roberto Marinho, e de dias temáticos para o Canal Futura. Em 2003, participou durante seis meses das Noites de Humor, com Chico Anísio, no Rio Design Center Leblon e Rio Design Center Barra, interpretando suas poesias. Atualmente participa da novela América (elenco de apoio), no papel de Severino, o porteiro do edifício de Alex (Thiago Lacerda). No Teatro, seus trabalhos mais recentes são Guerreiras do Amor, de Domingos Oliveira, direção Jayme Periard, e Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, no papel de Puck, direção de Paulo Reis. E o monólogo de sua autoria O Lavrador de Palavras, espetáculo itinerante que estreou na Casa da Gávea, em 2000, e depois no Teatro Candido Mendes. Veja mais Mano Melo.

VEJA MAIS:
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RECREAÇÃO INFANTIL: TURMA DO BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
SHOW TATARITARITATÁ
PALESTRAS

quarta-feira, março 12, 2008

ALMANDRADE



ALMANDRADE - O artista plástico, arquiteto, mestre em desenho urbano, poeta e professor de teoria da arte das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia, Almandrade, integrou coletivas de poemas visuais, multimeios e projetos de instalações no Brasil e exterior. Ele é um dos criadores do Grupo de Estudos de Linguagem da Bahia que editou a revista "Semiótica" em 1974. Ele arrebatou os seguintes prêmios: Prêmios nos concursos de projetos para obras de artes plásticas do Museu de Arte Moderna da Bahia, 1981/82. Prêmio Fundarte no XXXIX Salão de Artes Plásticas de Pernambuco em 1986. Já publicou os livros: "O Sacrifício do Sentido", "Obscuridades do Riso", "Poemas", "Suor Noturno" e Arquitetura de Algodão". Prêmio Copene de cultura e arte, 1997. Veja parte do seu trabalho no Fórum do Guia de Poesia.

VEJA MAIS:
ALMANDRADE
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ
SHOW TATARITARITATÁ

terça-feira, março 11, 2008

TANUSSI CARDOSO



O poeta, contista, crítico literário e letrista carioca, Tanussi Cardoso é formado em Jornalismo e Direito, licenciado, também, em Inglês, chegando a cursar a Faculdade de Letras da PUC/RJ. Tem uma excelente obra poética publicada, sendo incluído na antologia Rios, ocasião que concedeu uma entrevista ao Guia de Poesia. Seus poemas também estão no Fórum do Guia de Poesia.

VEJA MAIS:
TANUSSI CARDOSO
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ
SHOW TATARITARITATÁ

segunda-feira, março 10, 2008

CRÔNICA DE AMOR



Imagem: arte de Derinha Rocha.

CRÔNICA DE AMOR = LIVRO + CD

Atenção!

Nunca é tarde e não existe hora certa para presentear o seu amor. Ninguém no mundo merece ser tão presenteado constantemente que aquela pessoa que a gente ama.

Por isso dê presente o mais original de todos os presentes: o livro/cd CRÔNICA DE AMOR pro seu amor.

Por que? O livro contém prosas poéticas, poemas prosaicos, poemiudinhos & outras canções de amor, em duas versões: uma dele para ela; outra, dela para ele. É só escolher. E com um detalhe: o primeiro poema do livro será feito e composto com o nome do presenteado. Isso mesmo. E, para isso, basta efetuar a reserva com seu nome e endereço, enviar o nome com o ano de nascimento e signo do seu presenteado amor e em até 10 dias estará recebendo no endereço indicado.

O livro é acompanhado com um cd contendo poemas & canções de amor compostas por Luiz Alberto Machado.

O livro é vendido apenas sob encomenda, contatando: lualma@terra.com.br ou acessando a HomeLAM.

Veja mais
Cantarau de amor por ela – O sarau dos namorados e ouça a Rádio Tataritaritatá!!!!

Veja mais:
WEBRÁDIO TATARITARITATÁ
CORDEL TATARITARITATÁ
CRIANÇA: RECREÇAÕES BRINCARTE
INFANTIL: NITOLINO & O MEIO AMBIENTE
PALESTRA: CIDADANIA & MEIO AMBIENTE
PROMOÇÃO BRINCARTE KIT LIVROS/CD
ARTIGOS & PESQUISA
CURSO: FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
EVENTOS COM PARTICIPAÇÕES DE LUIZ ALBERTO MACHADO

E mais:
AS PREVISÕES DO DORO PARA 2010

sexta-feira, março 07, 2008

CRÔNICA DE AMOR: DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Imagem: Nu feminino lilás, de Analu Kaminski

CRÔNICA DE AMOR POR ELA

Luiz Alberto Machado

Nada merece mais a nossa gratidão que o ventre materno, seja ela simples dona de casa alagoana ou uma resignada do mosteiro de Argenteuil.
Decerto todos nós passamos pelo canal de parturição. Nós, vivos ou mortos, já viajamos nove meses na aeronave do ventre, dependentes da ternura materna até termos a consciência do oxigênio e da vida.
Nada seria interessante se não fosse o poder da concepção que elas carregam no ventre, seja ela secretária executiva de Natal ou trabalhadora de Orange.
Nada é mais admirável que a fecundação quando tudo se faz de prazer atravessando a zona pelúcida para gerar filhos da vida, adubados pelo carinho e a ternura da maternidade, seja de uma simples balconista de Terezina ou aquela de Guaratinguetá de Di Cavalcanti.
Admirável é a sua anatomia, o seu design belo de recipiente do amor e do prazer, seja ela gueixa de Kioto, Aprés le l bain de Degas ou vendedoras de frutas da Martinica. Ou mesmo a de Unamuno no banho, ou costureira do mercado de Abi Djan.
Que seja amada como uma simples rendeira de Aracati, ou mestiça do Gabão; ou tuaregue do Níger; ou ticoqueira da cana-de-açúcar.
Que seja amiga mesmo como camponesa nordestina ou do milharal do Haiti. Ou mesmo uma cachorrona sexy, maluca pauleira, fatal miss ou sedutora perversa.
Que seja malandra, dócil ou abestada, ou quitandeiras do Recife, prostitutas de Brasília ou a executante de alaúde de Caravaggio.
Sempre serão belas mesmo que seja uma simples jovem turca, ou esquimó da Groenlândia ou, mesmo, a Garota de Ipanema.
Sempre serão exuberantes mesmo na simplicidade daquela das colinas de Chittagong em Bangladesh ou aquela lavadeira de Portinari. Ou uma nativa birmanesa, ou aquela marabá de Rodolfo Amoedo. Ou mesmo a colhedora de chá do Ceilão ou uma linda índia Kamayurá. Ou, ainda, Le bain au serail de Theodore Chasseriau.
Pode ser uma humilde tecelã de seda em Bali ou operária de qualquer montadora de São Bernardo do Campo. Ou a nômade Fars, ou humilde verdureira da feira de Caruaru.
Pode ser uma dedicada vendedora de cosméticos de Aracaju ou Nu à contre jour de Bonnard. Ou uma Diana de Lee Falk, ou a Danae de Rembrand.
Pode ser uma teimosa da vida ou Fleurs de la prairie de Maillol ou humilde enfermeira de um hospital de João Pessoa.
Pode ser uma adolescente eterna sonhadora ou a estudante de Anita Malfati ou uma nativa das ilhas Trobriand, ou a Vênus Anaduomene de Ingres ou As Artes de Van Gogh.
Que seja musa dos escritores, poetas e compositores ou mesmo uma perdida nas veredas da vida, ou Vairumati de Gaugin, Vênus de Brozino ou a que carda lã no Nepal.
Seja a Bovary de Flaubert ou a de 30 de Balzac ou a dedicada submersa entre marido e filhos. Ou a Nu de Modigliani ou uma passageira de Olinda; seja a mãe de Almada Negreiros, ou de Gorki, ou Valentina de Guiido Crepax.
Seja ela Velta, ou Lôra Burra, a Vênus de Urbino de Ticiano ou Léda Atomique de Salvador Dali; ou femme de frisant de Toulouse-Lautrec; ou uma da cadeira de David Lingare.
Mas também que seja ela Safo, louca, aguerrida ou desgarrada. Que seja uma sumidade intelectual ou muçulmana de Oman, mestiça de Cuenca, mulata do Rio de Janeiro ou mesmo estabanada andrógina da noite na paulicéia desvairada.
Seja mesmo o que for: a “Mulher” de Geraldinho Azevedo & Neila Tavares, ou mesmo “Todas elas juntas num só ser” de Lenine & Carlos Rennó, ou tantas outras grandes e anônimas mulheres deste planeta, aqui só gratidão. Obrigado por existirem. Esta a minha homenagem, MULHER

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.

Veja mais
Cantarau de amor por ela – O sarau dos namorados e ouça a Rádio Tataritaritatá!!!!

Veja mais:
WEBRÁDIO TATARITARITATÁ
CORDEL TATARITARITATÁ
CRIANÇA: RECREÇAÕES BRINCARTE
INFANTIL: NITOLINO & O MEIO AMBIENTE
PALESTRA: CIDADANIA & MEIO AMBIENTE
PROMOÇÃO BRINCARTE KIT LIVROS/CD
ARTIGOS & PESQUISA
CURSO: FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
EVENTOS COM PARTICIPAÇÕES DE LUIZ ALBERTO MACHADO

E mais:
AS PREVISÕES DO DORO PARA 2010

quinta-feira, março 06, 2008

FABRICIO CARPINEJAR



Fabrício Carpinejar é poeta e jornalista gaúcho, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de uma obra bastante elogiada. Confira no Guia de Poesia.

VEJA MAIS:
PESQUISA & CIA
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ

terça-feira, março 04, 2008

VIRNA TEIXEIRA



Virna Teixeira é poeta, tradutora e neurologista, autora dos livros “Visita” e, “Distância”. Ela concedeu entrevista exclusiva pro Guia de Poesia, confira.

VEJA MAIS:
ENTREVISTAS
GUIA DE POESIA
LAM/MP3TUBE