sexta-feira, dezembro 21, 2007

FELIZ ANO NOVO



Gentamiga,
Nesta sexta-feira, a partir das 13 horas, estarei com o show Tataritaritatá na confraternização dos funcionários do SENAI-AL.

Por um novo dia sempre.
Por um homem justo e novo.
Por um gesto necessário em favor da vida!
Por isso sou cantador.


Mais um ano se vai. E com ele nascem novas esperanças. Obrigado por sua companhia. Estarei de férias até dia 03 de janeiro! Até lá. E depois disso muitas novidades no ar!

Feliz Ano Novo!

Beijabrações & tataritaritatá!!!


PS: Com muito humor veja mais as previsões do Doro para 2008, as crônicas natalinas e o reveillon tataritaritatá!

quarta-feira, dezembro 19, 2007

ARRIETE VILELA



A poeta e escritora alagoana Arriete Vilela é natural da cidade de Marechal Deodoro. Ela é mestra em Literatura Brasileira e professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas. Vários de seus livros publicados já foram premiados e já estão com diversas edições. Ela nos concedeu uma entrevista para o Guia de Poesia.

Confira a entrevista de Arriete Vilela.

terça-feira, dezembro 18, 2007

PESQUISA & CIA



Gentamiga,
O Pesquisa & Cia é um blog onde você fica por dentro dos acontecimentos da área acadêmica, dicas de pesquisa, bolsas de estudos, congressos, seminários, debates, mesa redonda, dentre outros eventos.

Confira no Pesquisa & Cia.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

CLAUDIO WILLER



Cláudio Willer é poeta, ensaísta, ex-presidente da União Brasileira de Escritores - UBE. Sua formação acadêmica é como sociólogo (Escola de Sociologia e Política, 1963) e psicólogo (Instituto de Psicologia, USP, 1966, onde lecionou até 1973). Além da atividade literária e na administração cultural, trabalhou, também, em pesquisa de mercado, consultoria e áreas afins. Publicou: Anotações para um Apocalipse, Massao Ohno Editor, 1964, poesia e manifesto; Dias Circulares, Massao Ohno Editor, 1976, poesia e manifesto; Os Cantos de Maldoror, de Lautréamont, 1ª edição Editora Vertente, 1970, 2ª edição Max Limonad, 1986, tradução e prefácio; Jardins da Provocação, Massao Ohno/Roswitha Kempf Editores, 1981, poesia e ensaio; Escritos de Antonin Artaud, L&PM Editores, 1983 e sucessivas reedições, seleção, tradução, prefácio e notas; Uivo, Kaddish e outros poemas de Allen Ginsberg, L&PM Editores, 1984 e sucessivas reedições, seleção, tradução, prefácio e notas; nova edição, revista e ampliada, em 1999; Crônicas da Comuna, coletânea sobre a Comuna de Paris, textos de Victor Hugo, Flaubert, Jules Vallés, Verlaine, Zola e outros, Editora Ensaio, 1992, tradução; Volta, narrativa em prosa, Iluminuras, 1996. Lautréamont - Obra Completa - Os Cantos de Maldoror, Poesias e Cartas, edição prefaciada e comentada, Iluminuras, 1997. Prepara-se para publicar seu próximo livro de poesia, Estranhas Experiências, e uma coletânea de ensaios, O escritor como personagem - textos sobre literatura e vida. Ele concedeu uma entrevista exclusiva para o Guia de Poesia.

Veja a entrevista de Cláudio Willer no Guia de Poesia.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

REGINA IGEL



Regina Igel é professora titular de Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Maryland. Nascida em São Paulo, ela se formou em Letras Neolatinas na Universidade de S.Paulo. Transferindo-se para os Estados Unidos, ela obteve os títulos de Mestrado em Literaturas Hispano-Americanas (University of Iowa) e Doutorado em Literaturas em Língua Portuguesa (University of New Mexico). É autora de inúmeros artigos, publicados em diversas revistas especializadas nos Estados Unidos, Europa e Brasil. A Profa. Dra. Regina Igel é também encarregada da seção "Brazilian Novels"(Romances brasileiros) do Handbook of Latin American Studies, uma publicação da Biblioteca do Congresso, em Washington, D.C. - Ela colabora para esta publicação com cerca de 70 resenhas de romances publicados num período de dois anos no Brasil. É autora de dois estudos: "Osman Lins, uma bibliografia literária"(1978) e "Imigrantes Judeus, Escritores Brasileiros - O Componente Judaico na Literatura Brasileira (1997). Mora em College Park, no mesmo bairro onde se localiza a Universidade de Maryland, onde trabalha há mais de 20 anos. Viaja constantemente para o Brasil, mantendo-se sempre em contato com colegas, professores e escritores. Ela concedeu entrevista exclusiva para o Guia de Poesia.

Veja a entrevista de Regina Igel no Guia de Poesia.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

FREDERICO BARBOSA



Frederico Barbosa é poeta pernambucano. Cursou Física pela USP e é formado em Letras/Português. Foi crítico literário no Jornal da Tarde e na Folha de São Paulo, consultor e redator do volume Help! - Literatura, publicado pelo O Estado de São Paulo. Leciona Literatura, Texto e Redação no Curso Anglo Vestibulares. É consultor técnico das coleções Ler é Aprender, do O Estado de São Paulo; Livros, de O Globo; e Biblioteca ZH, do Zero Hora. Dirige atualmente a Coleção Alguidar. Publicou os livros Rarefato (Ed. Iluminuras, 1990), Nada feito nada (ed. Perspectiva, 1993 Prêmio Jabuti), 5 Séculos de Poesia - Antologia da Poesia Clássica Brasileira (Landy Editora, 2000), Contracorrente (Iluminuras, 2000), Louco no Oco sem Beiras - Anatomia da Depressão (Atliê Ed, 2001), Na Virada do Século - Poesia de Invenção no Brasil (Landy Ed, 2002) e Cantar de amor entre os escombros (Landy, 2002). Ele concedeu entrevista exclusiva para o Guia de Poesia.

Veja a entrevista no Guia de Poesia e mais sobre Frederico Barbosa.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

ZINE TATARITARITATÁ



Gentamiga!
Já está circulando o zine impresso Tataritaritatá!
Este foi o número inaugural que circulou no mês de novembro. O número 2 já está na praça. E para você recebê-lo gratuitamente na comodidade do seu lar, é só enviar um mail para lualma@terra.com.br com o seu endereço residencial.

Vamos aprumar a conversa & tataritaritatá!!!
Luiz Alberto Machado

sexta-feira, dezembro 07, 2007

ACADEMIA ALAGOANA DA BOEMIA



Gentamiga,
Estarei logo mais (sexta, 07/12, às 20hs) com o Tataritaritatá na confraternização da Academia Alagoana da Boemia, onde haverá muita música, poesia, homenagens, entrevistas e o escambau. A festa será no Soberano Bier – Pça. Carlos Tenório, Ponta Verde – Maceió, dia 07/12, a partir das 20hs. A Academia Alagoana da Boemia foi fundada no dia 26 de janeiro de 2007 e é capitaneada pelo escritor Carlito Lima. Veja detalhes acessando: www.carlitolima.com.br

PS: E no dia 21/12, estarei com o Tataritaritatá na confraternização do SENAI-AL.

Vamos nessa!
Luiz Alberto Machado

quinta-feira, dezembro 06, 2007

SONIA VAN DIJCK



Foto: Lira.

Sônia van Dijck é poeta, escritora, professora e pesquisadora baiana, diplomada em Letras e Pedagogia, mestre em Letras pela UFPB, Doutora em Letras pela USP e com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita. Ela concedeu uma entrevista exclusiva para o Guia de Poesia. Confira.

Veja a entrevista de Sônia van Dijck.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

PESQUISA & CIA



Gentamiga,
O Pesquisa & Cia é um blog destinado à pesquisa acadêmica, à divulgação de seminários, debates, congressos, enfim, um espaço para quem pesquisa sobre temas acadêmicos.

Veja mais Pesquisa & Cia. E se divirta com as simpatias e previsões do Doro para 2008.

terça-feira, dezembro 04, 2007

CRISTIANE GRANDO



Cristiane Grando é poeta, fotógrafa, tradutora e pesquisadora nascida em Cerquilho, São Paulo, fez doutorado em Letras pela USP e especializou-se na obra de Hilda Hilst, pos-doutoranda da Unicamp e foi laureada UNESCO/Aschberg em 2002. É diretora do Jardim das Artes, um espaço cultural e residência internacional de artistas, na sua cidade natal. É autora dos livros “Caminhantes” (2004) e “Fluxus” (2005), tendo vários trabalhos publicados e traduzidos em vários países. Também é professora convidada na Universidad Autônoma de Santo Domingo – UASD, República Dominicana. Ela concedeu uma entrevista exclusivíssima para o Guia de Poesia.

Veja a entrevista no Guia de Poesia. Veja mais entrevistas e também se divirta com a simpatia da virada do ano e as previsões do Doro para 2008.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

SILVIANE BELLATO



Silviane Bellato é a diva da ópera brasileira. Com dupla nacionalidade, brasileira e italiana, esta soprano estudou canto com o Maestro Carlos Vial e repertório com Vania Pajares. Em 1998 e 1999, estudou com Magda Olivero, em São Paulo, e no curso "Francisco Viñas" de interpretação operística em Barcelona - Espanha. Foi vencedora do concurso brasileiro de canto "Maria Callas" no ano de1999. Em agosto de 2000 participou do curso de Interpretação operística com a soprano Renata Scotto, em Ischia - Itália. Participou do Master classes do soprano Virginia Zeani e Fedora Barbieri. Em 2002 frequentou o curso de aperfeiçoamento em canto do Instituto Superior de Artes do Teatro Colon de Buenos Aires, Argentina sob Orientação do soprano Mirtha Garbarini e Maestro Reinaldo E. Censabella. Sua estréia como cantora se deu em 2003, foi no Teatro Colón, na Argentina, com o papel de "Amelia" do Simon Boccanegra de Verdi, sob regência de Massimo Biscardi e direção de Juri Constantino. De lá pra cá, tornou-se uma determinada artista em busca de seu objetivo maior: cantar nos grandes teatros ao redor do mundo, interpretando, por exemplo, "Nedda" da ópera I Pagliacci, de Leoncavallo, Micaela da Carmen de Bizet, Pamina de "A Flauta Mágica" de Mozart, além da cena final da Norma de Bellini, dentre outras apresentações.
Ela concedeu uma entrevista exclusiva pra gente. Veja a entrevista de Silviane Bellato e mais dela no seu site.